(Foto/Reprodução)
Para quem ainda não conhece, o Pinterest é uma espécie de
catálogo pessoal de fotos (não confunda com o Tumblr, outra rede social) e tem
atraído anunciantes por ser considerado mais comercial do que social.
O site já atraiu 23,7 milhões de visitantes únicos em
fevereiro, ante 3,5 milhões em setembro, conforme a Nielsen. Para a Experian
Marketing Services, o Pinterest já é a terceira maior rede social, atrás de Facebook
e Twitter.
O site, cujo nome combina ‘pin’ (alfinete, pregar com
alfinete) e ‘interest’ (interesse), permite que seus usuários compartilhem
imagens de produtos de que gostam, como uma versão digital de um álbum de
recortes. Ao contrário do Facebook e do Twitter, no Pinterest não há espaço
para comentários, o que pode ser uma vantagem para anunciantes, já que nas
demais redes sociais os comentários podem ser usados como uma maneira dos
usuários expressarem insatisfação com lojas e produtos.
Por enquanto, para fazer uso dos benefícios da rede
social é preciso de um convite ou se inscrever no site e aguardar que a própria
rede envie para o usuário um convite para acesso. Mas este método de inclusão
no Pinterest não assustou grandes companhias americanas como a loja de
departamentos Neiman Marcus, que já criou, recentemente, páginas no Pinterest.
Outra corporação, a Ann Taylor, está abrigando um concurso no site para o
lançamento de sua coleção para noivas. Já a Loew's, que vende material de
construção, colocou uma aba Pinterest em sua página no Facebook.
Segundo pesquisa divulgada no jornal Estadão, cerca de
70% dos usuários são mulheres e elas publicam no site imagens de roupas finas e
itens de decoração. De acordo com a consultoria de e-commerce da ChannelAdvisor,
o assunto no Piterest é mais comercial, se comparado as redes sociais
concorrentes.
Apesar do apelo doméstico, a raiz do Pinterest é de alta
tecnologia. Com sede em Palo Alto, Califórnia, seus fundadores vieram do
Facebook e do Google. A empresa foi fundada em 2009 e tem cerca de 30
empregados. Mesmo com pouco tempo de vida, já foi criticada por não revelar o
uso que faz do marketing filiado, que permite links de lojas em troca de uma
comissão das vendas resultantes.
Comércio
Não é possível fazer nenhum tipo de compras no Pinterest.
Os usuários são redirecionados para o site de e-commerce do varejista e pode
ser útil como um catálogo digital. Uma pesquisa recente mostrou que 21% dos
usuários do Pinterest compraram produtos após vê-los no site. Algumas empresas já estão sentindo o impulso que esse
público formado por milhões de mulheres trocando fotos pode proporcionar.
Com informações de Estadão