A agência Colenso BBDO criou no início do ano uma campanha neozelandesa
para a cerveja Export Dry, que relacionava a expressão “Say no to wine”
levantando a bandeira de não atrapalhar a relação entra um homem e uma cerveja.
Eles contam que tomaram esta atitude porque de uns tempos
pra cá a moda de beber vinho foi imposta para todos, inclusive para os jovens
homens apaixonados por cerveja. E mesmo com a paixão toda, eles se sentiram
obrigados a seguir essa ‘terrível’ tendência. A campanha ainda trazia imagens provocativas
e um filme divertido, contando sobre toda essa situação.
A marca aproveitou a situação e criou uma ação promocional
que chamou a atenção de todos e fez com que ela incrementasse suas vendas em
350% em apenas uma semana: pela primeira vez uma cervejaria produziu um vinho.
O rótulo chamava a atenção pela peculiaridade do seu texto,
que abordava o público falando que ele não era obrigado a fazer isso e que ele
estava na seção errada.
Por fim, ele pedia para que o consumidor se dirigisse ao
caixa e assim ele ganhava $5 de desconto em um pack de 12 da cerveja.
Resumindo, é uma ação de ativação com cuponagem no final,
mas tudo envelopado de uma forma criativa e divertida, com a cara da marca e
ainda contando uma história, fazendo com que os jovens homens se identificassem
com tudo aquilo que estavam vivendo. E o que a marca considera inimigo número
um (o vinho) funcionou como a isca para essa ação ser tão bem sucedida.