09 abril, 2012

Para fundador do MercadoLivre, e-commerce brasileiro é o mais desenvolvido

Marcos Galperín, fundador do MercadoLivre. (Evelson Freitas/AE/Divulgação)


Foi a partir de uma pequena garagem de um edifício em Buenos Aires, na Argentina, que o primeiro escritório do MercadoLivre nasceu, em agosto de 1999, criado pelo argentino Marcos Galperín. O site pioneiro em comércio eletrônico na América Latina se expandiu e hoje funciona em outros países como o Brasil, Colômbia, Chile, Equador, México, Uruguai, Venezuela e Peru.

Hoje, o MercadoLivre opera em 13 países, é um dos dez sites mais acessados do Brasil e está passando por mudanças em seu posicionamento para garantir um crescimento a longo prazo.

Entre elas, está a abertura da plataforma para que empresas e desenvolvedores criem aplicativos de compra e venda; a abertura de novos negócios, como a empresa de pagamento online Mercado Pago e a plataforma para criação de lojas virtuais Mercado Shops; além do investimento em centros de pesquisa e desenvolvimento de software.
Em entrevista ao jornal Estadão, Galperín falou sobre o início da empresa, as dificuldades enfrentadas e o mercado de e-commerce brasileiro.

Ele conta que para quem está começando, a melhor estratégia é agregar valor ao seu produto ou negócio, permanecendo sempre atento às ações da concorrência. Além de mencionar que o e-commerce brasileiro é muito mais desenvolvido e competitivo em comparação aos demais países da América Latina.

Quanto aos produtos mais procurados no site, o segmento de modas e acessórios está entre os cinco que mais movimentam o e-commerce, mas é considerado um dos segmentos mais difíceis de ser trabalhado na rede, conta.

Galperín contou também, durante a entrevista, que os empreendedores que desejam entrar nesse negócio de venda para a internet devem atentar a vender um produto de qualidade, bom preço e oferecer um ótimo atendimento aos clientes.

Para ler a entrevista completa com Marcos Galperín, fundador do MercadoLivre, clique aqui!

Fonte Estadão