29 abril, 2011

no país das maravilhas

Irônico, colorido, original e tecnicamente interessante pelo hibridismo entre depoimentos e o mito do País da Cocanha contado através de animações. Com essa definição, foi anunciado no dia 16 de abril, no Teatro Dom Bosco, em Gualdo Tadino, na Itália, que Il Paese Della Cuccagna, curta-metragem digirido pelo @jcarpeggiani, foi o grande vencedor do Concorso Memorie Migranti – VII Edizione, maior festival de produções audiovisuais a respeito de identidade cultural no mundo. Além de consagrar-se entre cerca de 120 produções internacionais de alto padrão técnico, o documentário em tom de fábula levou ainda o prêmio na categoria Andati in Onda – para produções profissionais acima de 15 minutos de duração, com formato televisivo.



Ao receber o prêmio de 'Vincitore Assoluto', que premia o melhor trabalho entre todos em todas as categorias, Juliano Carpeggiani não segurou a emoção e declarou que só a oportunidade de mostrar na Itália, através do filme, o país da abundância que os seus antepassados italianos construíram, já cumpria o objetivo da produção. "O maior valor do prêmio é a visibilidade que o filme está ganhando, o que significa que muitos descendentes de italianos pelo mundo conhecerão a nossa parte na história da migração".


Na categoria Master (para produções profissionais até 15 minutos de duração), venceu o curta em desenho animado A Cut Above, dirigido pelo ítalo-canadense Alessandro Piedimonte. A animação tradicional do jovem realizador que trabalha nos estúdios Walt Disney, foi considerada pelos jurados uma obra do mais alto nível artístico, capaz de universalizar a migração com um olhar poético. Na categoria Estudantil, em que competem produções escolares e universitárias, venceu La Valigia di Cartone, ficção realizada por alunos de uma escola de Ensino Médio de Nápoles.

A cerimônia de premiação, que reuniu jornalistas, cineastas e estudantes de vários países, foi apresentada pela jornalista Benedetta Rinaldi, uma das estrelas da televisão italiana. A entrega foi transmitida ao vivo pela Rai Italia e foi reapresentada em versão editada, incluindo a exibição na íntegra de 'Il Paese Della Cuccagna' no dia 27 de abril. Na Itália, o DVD Memorie Migranti já está a venda, compilando todos os 11 principais finalistas da sétima edição do concurso. A partir do dia 17 de junho, o site www.cosmonautafilmes.com.br/cucanha disponibilizará o filme na íntegra, por streaming.

Ficha Técnica:

Direção: Juliano Carpeggiani
Roteiro: Gissely Lovatto Vailatti
Montagem: Jardel Machado Hermes
Direção de produção: Letícia Friedrich
Narração: Arcângelo Zorzi Neto
Animação gráfica: Elias Carpeggiani
Música: Rodrigo Marcon e Ricardo Mabília
Desenho de som: Sona Produtora de Som
Direção de fotografia: Matheus Massochini
Câmera e assistência de fotografia: Rodrigo Góes
Assistência de direção: Rafaela Borges Gomes
Produção executiva: Juliano Carpeggiani, Fernando Mantelli e Ivete Ascari
Tradução para idioma italiano: Daiana Mattana