
Ao receber o prêmio de 'Vincitore Assoluto', que premia o melhor trabalho entre todos em todas as categorias, Juliano Carpeggiani não segurou a emoção e declarou que só a oportunidade de mostrar na Itália, através do filme, o país da abundância que os seus antepassados italianos construíram, já cumpria o objetivo da produção. "O maior valor do prêmio é a visibilidade que o filme está ganhando, o que significa que muitos descendentes de italianos pelo mundo conhecerão a nossa parte na história da migração".
Na categoria Master (para produções profissionais até 15 minutos de duração), venceu o curta em desenho animado A Cut Above, dirigido pelo ítalo-canadense Alessandro Piedimonte. A animação tradicional do jovem realizador que trabalha nos estúdios Walt Disney, foi considerada pelos jurados uma obra do mais alto nível artístico, capaz de universalizar a migração com um olhar poético. Na categoria Estudantil, em que competem produções escolares e universitárias, venceu La Valigia di Cartone, ficção realizada por alunos de uma escola de Ensino Médio de Nápoles.
A cerimônia de premiação, que reuniu jornalistas, cineastas e estudantes de vários países, foi apresentada pela jornalista Benedetta Rinaldi, uma das estrelas da televisão italiana. A entrega foi transmitida ao vivo pela Rai Italia e foi reapresentada em versão editada, incluindo a exibição na íntegra de 'Il Paese Della Cuccagna' no dia 27 de abril. Na Itália, o DVD Memorie Migranti já está a venda, compilando todos os 11 principais finalistas da sétima edição do concurso. A partir do dia 17 de junho, o site www.cosmonautafilmes.com.br/cucanha disponibilizará o filme na íntegra, por streaming.
Ficha Técnica:
Direção: Juliano Carpeggiani
Roteiro: Gissely Lovatto Vailatti
Montagem: Jardel Machado Hermes
Direção de produção: Letícia Friedrich
Narração: Arcângelo Zorzi Neto
Animação gráfica: Elias Carpeggiani
Música: Rodrigo Marcon e Ricardo Mabília
Desenho de som: Sona Produtora de Som
Direção de fotografia: Matheus Massochini
Câmera e assistência de fotografia: Rodrigo Góes
Assistência de direção: Rafaela Borges Gomes
Produção executiva: Juliano Carpeggiani, Fernando Mantelli e Ivete Ascari
Tradução para idioma italiano: Daiana Mattana